fbpx
Pular para o conteúdo

Como criar um website perfeito

website perfeito

Consistência visual, imagens que falam por si e títulos marcantes são elementos chave de uma website perfeito. Lembra que a primeira impressão é a que fica? Estes são os fatores decisivos que farão seus visitantes continuarem ou não navegando na sua página.

A seguir apresento as conclusões de um levantamento feito por uma agência inglesa de marketing digital sobre como criar um website perfeito. Aqui estão os principais fatores para se diferenciar no mercado e gerar credibilidade para a sua marca.

Responsive Design

O website com design resposivo é aquele que se ajusta automaticamente aos diferentes formatos de telas de dispositivos, computadores, tablets e celulares. O uso da internet em dispositivos móveis já ultrapassa a navegação em desktops, fazendo com que o layout adaptado para celulares seja uma necessidade básica em qualquer website.

Pesquisa revela que 48% dos usuários se sentem frustrados quando se deparam com um website que não funciona corretamente nos seus smartphones. Essa experiência negativa faz com que 43% dos entrevistados não estejam dispostos a fechar negócio com a empresa que apresenta um website ultrapassado.

Branding (logotipo, fontes e cores)

É de extrema importância um website profissional ter consistência visual. Um website com fontes, cores e linguagem visual em acordo com o branding da sua marca gera mais confiança no visitante que conhece a sua marca, e ajuda aqueles que ainda não a conhecem a identificar mais facilmente com quem estão falando. Não basta ser bom, é preciso parecer bom.

Na faixa entre os 20 e 30 anos, 60% das pessoas repara na consistência visual, seja na loja de rua, online ou no celular e redes sociais das marcas. O número sobre para 66% de consumidores que estão dispostos a gastar dinheiro com os negócios que entregam uma experiência de marca positiva. Ou seja, aquele que são facilmente reconhecidos e, por isso, geram confiança e credibilidade.

No Brasil, mais de 90% dos consumidores classificam como fator decisivo de compra confiar na credibilidade da marca, segundo pesquisa “In Brands We Trust”.

Eye-catching e imagens relevantes

Esqueça as fotos genéricas de bancos de imagens. Claro que eles são importantes quando se trata de um negócio que está no começo, e por isso eu fiz uma mega seleção que você pode conhecer clicando aqui. Mas é muito importante saber escolher bem as imagens que irá usar para que elas dialoguem com seu negócio.

Escolha fotos que estejam alinhadas ao propósito do seu negócio para complementarem o layout do website. Isso gerará um impacto positivo no seu branding, reforçando sua imagem institucional.

Websites com fotos bem selecionadas apresentam 48% a mais de conversão em comparação com aquele que se utilizam de imagens genéricas. Em pesquisa, 41% dos donos de pequenos negócios admitem que o design/estética é uma área sensível que merece maior investimento para o sucesso de suas empresas.

Clareza na informação

Um website perfeito precisa ter uma navegação fácil, para fazer com que seus visitantes não percam tempo procurando o que precisam. As informações devem ser claras e objetivas para o usuário encontrar com facilidade tudo sobre o seu negócio.

Facilitar a navegação do website pode aumentar a conversão em 18,5%, dizem estudos.

Contatos em destaque

É vital para a credibilidade do seu website ter os contatos sempre a mostra. O fácil acesso a um número de telefone e endereço do escritório, por exemplo, gera confiança no usuário, mostrando que a sua empresa é transparente e idônea.

Quase metade dos usuários entrevistados afirma não se sentir seguro em fazer negócio com empresas que escondem seus telefones. E 8% abandona o carrinho de compras de um e-commerce quando percebe que ele não apresenta seus contatos.

Títulos impactantes

Uma frase de impacto (ou um “punchy”) irá capturar a atenção do usuário e fazer com que ele continue navegando pelo website. Testes A/B comprovam que frases chamativas e textos adequados podem resultar num aumento de 10% do número de conversões.

David Ogilvy, publicitário inglês, afirma que as pessoas leem 5 vezes mais os títulos do que o conteúdo em si.

Informações importantes em cima da dobra
Em um website o termo “em cima da dobra” significa tudo aquilo que está logo na primeira tela, assim que ele é aberto, antes de ser rolado para baixo.

Esta é a área mais nobre do website e precisa de especial atenção. É ela que vai manter a atenção do usuário e fazer com que ele permaneça navegando na página.

Jakob Nielsen, Ph.D. em interação humano-computador, apresentou um estudo que comprovou que 77% dos visitantes não rolam a página e, por isso, somente veem o que está na porção acima da dobra.

Conteúdo promocional

Blog, vídeos ou materiais gratuitos para download são bons exemplos de material para fazer a sua audiência crescer. Conteúdo gera ação e, por isso, é interessante criar material para impulsionar a sua base de visitantes e converte-los em clientes.

Vídeos, fotos de ângulos variados e textos mais detalhados sobre produtos ou serviços, geram um aumento de 58% nas vendas. E a conversão de landing pages aumenta em 85% quando utilizados os mesmos recursos.

CTAs Fortes

CTAs (ou call-to-action) é como chamamos as partes do website que convidam o usuário a tomar alguma atitude, por exemplo, os botões “solicite um orçamento” ou “entre em contato”. Estes botões especiais servem para converter visitantes em clientes, então é importante estarem sempre nítidos e em lugares estratégicos.

Adicionar um CTA ao website, aumenta em quase três vezes as chances do visitante entrar em contato ou solicitar um orçamento, variando de acordo com a ação incentivada pelo botão.

Elementos de Confiança

Com a vasta quantidade de websites maliciosos na rede, gerar confiança no usuário é um fator crucial. Ele precisa ter certeza de que está falando com a empresa verdadeira e que ela entregará aquilo que promete.

Para tal, utilize depoimentos reais de clientes, prêmios/certificações que a empresa recebeu e selos de garantia de segurança providos por servidores de internet.

Em pesquisa, 72% dos consumidores afirmaram que ler depoimentos positivos sobre a empresa os incentivaram a fechar negócio. E 65% dos donos de pequenos negócios consideram estes depoimentos como fator extremamente importante para a reputação da empresa.
Credibilidade é a palavra que resume todos estes passos. Não tem muito mistério. Quando a empresa precisa alinhar sua imagem institucional ao seu discurso e propósito, somente um bom design pode unir todas as pontas. Repare que o design é o elemento que está presente em todos os passos apresentados.

Debruçado sobre estes dados, criamos uma solução focada no resultado, empregando credibilidade ao negócio através de uma estética apurada. Juntamos webdesign com um dos melhores serviços de hospedagem da internet para criar um produto inovador e acessível.

WOP (website otimizado para profissionais) é um serviço que oferece webdesign e hospedagem em uma única assinatura. Uma inovação que significa seu novo website profissional pronto em até uma semana e com garantia técnica de um designer profissional.

Todos os detalhes estão em https://mutualab.com e com isso espero cumprir meu propósito de contribuir com o empreendedorismo brasileiro, dando cor e forma aos negócios promovendo mais empatia entre as marcas e o humano.

×

Fale com a

×