A segurança do WordPress é uma dúvida que recebo sempre. A plataforma é segura? Posso criar meu site com ela sem medo?

A questão é que sites profissionais em WordPress passam mais confiança para o seu cliente e inclusive trazem profissionalismo ao seu negócio. Mas para responder à questão se o WordPress é seguro ou não, é preciso considerar alguns fatores de usabilidade da ferramenta.

A plataforma do WordPress é a mais conhecida e respeitada em todo o mundo. Sendo destinada para a criação de sites e blogs. Não podemos negar isso. Mas como nem tudo são flores, essa popularidade toda tem lá o seu lado negativo.

Por ser o centro das atenções, como a ferramenta mais utilizada para a criação de sites, o WordPress e consequentemente os seus usuários, são comumente vítimas de ataques maliciosos e mal-intencionados de hackers em todo o mundo, assim como o seu próprio computador.

Mas calma, isso não responde à questão sobre a segurança do WordPress, isso porque grande parte dos problemas que culminaram em ataques de hackers poderiam ter sido efetivamente evitados por meio de algumas medidas de segurança adotadas.

O WordPress é uma plataforma segura. Como gerenciador de conteúdo, todavia, não apresenta cem por cento de garantia quanto a possíveis problemas.

Entretanto, grande parte de ocasionais instabilidades são resultado da não administração de boas práticas de segurança na web. No final desse post você encontra uma pequena relação com algumas destas práticas.

Sites profissionais no WordPress: É seguro ter um e-commerce na plataforma?

Como estamos falando sobre a segurança do WordPress é comum que você se questione quanto aos e-commerces administrados pela plataforma. Vamos conversar um pouco sobre o assunto?

Embora o WordPress não seja especialmente elaborado para a venda on-line, por meio do uso de alguns temas específicos e de plugins disponíveis você pode rapidamente tornar o seu site em um excelente e-commerce.

Para desenvolvedores e outros profissionais que trabalharam para fazer a elaboração de um e-commerce pela plataforma do WordPress, não há nenhuma reclamação sobre as ferramentas e igualmente sobre a segurança da plataforma. Mas por sua popularidade, vez ou outra, questões sobre a segurança da ferramenta para a venda on-line veem à tona.

Vender on-line é realmente algo que pode gerar preocupação e estresse. Você precisa colocar a disposição uma plataforma segura para que o seu cliente se sinta motivado e tranquilo para realizar a compra e da mesma forma a plataforma precisa te garantir que você receba pelas vendas.

Como quesito fundamental de segurança é preciso que você não tenha que se preocupar se um hacker vai encontrar um caminho para ter acesso as suas vendas.

Felizmente, o WordPress é um site completo que garante toda a segurança para você fazer as suas vendas on-line e conta com mecanismos de segurança que te deixam protegidos.

Ferramentas de segurança de sites profissionais que estão ao seu alcance

Mencionei que o WordPress possui uma série de ferramentas de segurança. Lembra? Mas elas devem ser associadas ao seu site por conta própria. Por sorte, partes dessas ferramentas são naturalmente necessárias para transformar o seu site em um e-commerce.

Dentre as principais ferramentas para garantir que o seu e-commerce é seguro para os seus clientes está à integração de certificados em SSL, integração com segurança do gateway para realização de pagamento, temas bem avaliados por desenvolvedores, plugins bem vetados com relação a possíveis invasões, senha rigorosa com letras, números e caracteres especiais, outras soluções de segurança para login, além de plugins de segurança.

O que eu posso fazer para tornar o meu site ainda mais seguro?

Se você quer ter um site ainda mais seguro no WordPress pode seguir as dicas que separei especialmente para você.

A principal delas diz respeito a atualização do software que você usa para a administração da sua loja. Quando falamos de segurança é fundamental que você mantenha tanto o tema quanto o próprio software do WordPress e os plugins atualizados.

A equipe de segurança lança uma atualização a cada bug corrigido. Fique atento!

Por falarmos em plugins e temas, lembre-se que a sua loja representa a sua imagem e que todo e qualquer problema estará associado a você. Assim sendo, instale apenas plugins e temas de fontes respeitadas e confiáveis. Evite temas nulos que podem comprometer a sua segurança.

Por falarmos em comprometer a segurança, nada de utilizar “admin” no seu nome de usuário, ou senhas fracas para a sua conta do WordPress ou do site de hospedagem. Opte por senhas fortes para ambos.

Já que o assunto é senha invista em um certificado TLS, ele tornará a comunicação entre o seu computador com o site do WordPress criptografado. Você não precisará se preocupar.

Chaves SSH permitem que você faça login com ainda mais segurança sem a necessidade de uma senha e pode ser uma boa opção para você se proteger ainda mais. Sempre que possível opte por SFTD e host seguro.

Mantenha o seu computador longe de vírus também para deixar o seu site seguro. Para isso tenha um bom antivírus instalado em seu pc.

Gostou de saber mais sobre o porquê que sites profissionais em WordPress são mais confiáveis? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

nv-author-image

Equipe MútuaLab