O Business Model Canvas (BMC) teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendido na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004. Posteriormente, em 2009, com a ajuda de Yves Pigneur e de mais de 450 colaboradores ao redor do mundo, Osterwalder publicou o livro Business Model Generation. Nele, o autor apresenta o resultado de sua tese de forma visual, como uma ferramenta para que empreendedores e executivos consigam discutir e visualizar como o negócio seria executado de forma sistêmica e integrada. O livro se tornou um sucesso instantâneo e várias edições se esgotaram rapidamente. A ferramenta BMC se tornou muito popular entre os empreendedores, principalmente os de internet/web.


INDICADO PARA organizações de todos os portes, em especial, para empresas nascentes.

SERVE PARA empreendedores e estrategistas definirem o modelo de negócio de suas empresas e visualizá-las de forma sistêmica, integrada, rápida e visual.

É ÚTIL PORQUE permite discutir e integrar diversas percepções sobre como a empresa pode/deve atuar, os principais elementos de cada parte e como as partes do negócio interagem.


Como usar

O BMC pode ser utilizado em diversas situações. As mais comuns são:

  • Um empreendedor não sabe exatamente como será o seu negócio, quais serão as principais partes e como a empresa funcionará.
  • Uma empresa precisa discutir sua atuação no momento e/ou sua situação futura.
  • Um empreendedor/executivo precisa explicar como o seu negócio funciona (por exemplo, para um investidor).

Para auxiliar, Osterwalder e Pigneur criaram o site www.businessmodelgeneration.com para divulgar o trabalho e apresentar as explicações iniciais para o uso do BMC. A discussão inicial recai sobre a definição de modelo de negócio, que segundo esses autores, pode ser entendida como “a lógica sobre como uma organização cria, entrega e captura valor”.

 

Business Model Canvas

Clique para baixar Business Model Canvas em alta resolução.

Download

Baixe instruções e conteúdo completo em https://alanbruno.com.br/bmc.


Material originalmente publicado em http://movimentoempreenda.com.br e elaborado por Marcelo Nakagawa (professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper). 

nv-author-image

Alan Bruno

Designer (PUC-Rio), membro da Associação de Designers Gráficos do Brasil (ADG-Brasil), autor do best-seller “Técnicas Básicas de Design para Empreendedores”. Realizou projetos para a área de parcerias e negócios do Walmart.com, e conta com portfolio com mais de 10 anos de experiência profissional criando marcas, websites e lojas virtuais para os mais diversos ramos empresariais tais como confeitaria, sistemas de ensino, escritório de advocacia, profissionais da saúde, cervejaria e outros.